Halloween Costume ideas 2015

“MIT: o que se exige do Governo”

COMUNICADO

A falta de clareza e liderança demonstrada desde há algum tempo a esta parte pelo actual governo na execução do seu badalado plano tecnológico tem sido frustrante. Sabiamos já que plano tecnológico não passava de um punhado de medidas avulsas, muitas delas já antigas, empacotadas num documento à última da hora. O plano tem ainda assim algumas sugestões interessantes, que mereciam de facto maior dedicação e atenção por parte do seu líder, aparentemente o Dr. Carlos Zorrinho sem que no entanto ninguém tenha bem a certeza disso dado o constante jogo das cadeiras na gestão do plano.

A questão do MIT merece alguma atenção. Os benefícios de trazer o MIT para Portugal seriam óbvios tanto em termos de imagem de modernidade que isso projectaria para o exterior, como nos ganhos directos, através da criação de conhecimento e migração de competências e práticas de investigação e desenvolvimento do melhor que se faz no mundo. A ideia que transparece no entanto é a de que existe uma birra interna e um jogo de interesses pouco claros no governo que podem pôr em risco um projecto com enorme potencial. Urge portanto que o governo se defina nesta questão de uma vez por todas!
Ao que parece vão agora iniciar-se as negociações com a ida de uma delegação Portuguesa ao MIT. Esperamos que essa delegação seja representativa do sistema de inovação nacional e que o governo salvaguarde que os benefícios desta ideia não se cinjam a meia dúzia de investigadores de uma só Universidade. É importante que todo o sistema de inovação nacional, já de si bastante desagregado, aproveite esta parceria para se desenvolver em rede. Esperamos também que o governo saiba salvaguardar que Portugal detenha direitos sobre a Propriedade Intelectual gerada nesta parceria, por forma a que os ganhos económicos gerados através do licenciamento e comercialização da tecnologia desenvolvida beneficiem também o país. Esperamos por fim saber com clareza como tudo se irá processar. O segredo é de facto a alma do negócio mas exige-se que o governo comunique com o país, de forma clara e respeitosa, a evolução de todo este processo.
O Presidente da Comissão Política Nacional da JSD
Daniel Fangueiro

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget