Halloween Costume ideas 2015

O paradigma da Evolução na Sociedade





Sobre o desenvolvimento e o progresso podem dizer-se muitas coisas. Difícil é dizer coisas acertadas, ou que reúnam o consenso de todos. No entanto vale a pena tentar reflectir um pouco sobre esta questão. Relacionado com este tema, um dos assuntos que costumam provocar maiores discussões na sociedade é a diversidade de perspectivas em relação às interpretações da economia. Esta é uma questão particularmente delicada para a maioria das pessoas.

Em primeiro lugar é preciso lembrar o princípio de que, cada pessoa deve dispor de dos meios financeiros necessários para que possa viver com dignidade. Entre as diversas abordagens que se fazem em relação a isso podem destacar-se duas linhas de pensamento distintas. Uma delas, conotada na generalidade com os ideais de esquerda, defende a partilha dos níveis de riqueza de uma forma igual para todos os cidadãos. Por outro lado, esse princípio revela-se menos atractivo para a população que defende os ideais de direita. Porque será?

Do ponto de vista sociológico, as populações caracterizam-se sempre por uma diversidade entre os indivíduos, a nível psicológico, físico, de inter-acção entre eles e com o mundo que os rodeia. É nessa variedade que reside a riqueza das sociedades. É importante para as populações que sejam respeitadas as diferenças entre os indivíduos, promovendo-se a sua liberdade e confraternização.

Uma vez que é desaconselhavel tentar unificar os hábitos e os costumes dos indivíduos, de forma a poderem coexistir em liberdade de consciência e em Democracia, as pessoas demonstram diferentes níveis de aptidão e entrega às actividades em que se empenham nas áreas profissionais ou de lazer. Portanto, são diferentes os graus de produtividade ou de perfeição a que cada indivíduo consegue chegar, independentemente das tarefas ou desafios que se propõe a resolver.

Desta forma, as pessoas devem ser recompensadas financeiramente e socialmente em função do nível de profissionalismo que conseguirem alcançar e do contributo que derem para o desenvolvimento da sociedade. Em resumo pode dizer-se que, apesar de as sociedades dos diferentes países do mundo tenderem a unificar-se culturalmente, é saudável e extremamente importante serem respeitadas as liberdades individuais das pessoas, promovendo-se os ideais de Democracia.



Fernando Almeida

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget