Halloween Costume ideas 2015

JSD Odivelas: Plano Municipal de Emergência de Odivelas

Cada vez mais observamos no nosso dia-a-dia um conjunto de situações que são consideradas como catástrofes. Embora a sua índole possa ser com base em fenómenos naturais ou antrópicos, as suas consequências são imensuráveis, tanto a nível material como, sobretudo, humano. Associado a este factor, a sua imprevisibilidade potencia de sobremaneira o risco de afecção da população residente nas zonas afectadas. Com base nesta conjuntura, tornou-se necessário a criação de mecanismos que permitam fazer face a este tipo de situações, não para preveni-los, mas para providenciar apoio e ajuda a quem por elas for afectado. Mais importante que serem criados, é imperativo que a população conheça os mecanismos de acção existentes em situações de catástrofe. Neste âmbito, os membros da JSD Odivelas participaram numa acção de formação sobre o Plano Municipal de Emergência do concelho de Odivelas. Esta formação decorreu na sede dos Bombeiros Voluntários de Odivelas.

Constituída por duas partes, a primeira foi direccionada para a apresentação e debate do Plano Municipal de Emergência de Odivelas. Tendo sido apresentado pela Dra. Lara Sá, membro da Comissão Municipal de Protecção Cívil, este período demonstrou-se de enorme riqueza para todos os participantes, devido às questões lançadas pela plateia e o debate que se gerou em torno das mesmas. Com base nos quatro objectivos definidos pela Protecção Cívil (prevenir, atenuar, socorrer e apoiar), a apresentação teve por base a origem dos fenómenos de catástrofe, sendo estes naturais ou antrópicos. Partindo deste ponto e associado aos objectivos supra-citados, está constituído um plano (disponivel no site da Camara Municipal de Odivelas) que assenta em quatro partes: os critérios de resposta, a organização da resposta, a área de intervenção e as informações complementares. Dado o contexto deste plano ser o concelho de Odivelas, foi igualmente apresentada uma análise de risco, para os diversos fenómenos, do nosso concelho. Desta forma, fomos sensibilizados para zonas que apresentam um grau mais elevado de risco, zonas que cruzamos no nosso dia a dia ou até vivemos, e cuja atenção para tal facto pudesse estar mais reduzido. Por último, foram apresentadas simulações de situações de catástrofe nas zonas de maior risco, assim como a localização dos pontos de encontro, ambulâncias e hospitais de campanha.

A segunda parte foi apresentada pelos membros da corporação dos Bombeiros Voluntários de Odivelas. Inicialmente planeadas três formações, devido à extensão de tempo que a primeira parte gerou, foi apenas apresentada uma prelecção sobre incêndios e formas de actuação. Com base em métodos expositivos e demonstrativos (utilização de extintores), e num ambiente menos formal, a plateia foi elucidada para a origem de incêndios, classes de fogo e utilização correcta de extintores face à classe de fogo, assim como o armazenamento de substâncias inflamáveis no domicílio. As apresentações sobre chamada de emergência e suporte básico de vida ficaram de ser agendadas para outra data.

A avaliação desta actividade revelou-se extremamente positiva, uma vez que o conhecimento deste plano permite ao cidadão comum agir em maior conformidade e necessidade face à situação que se apresenta perante ele. Uma actuação eficiente poderá ser o necessário para se ajudar a minimizar perdas, especialmente a nível humano. Torna-se nossa missão alertar os nossos cidadãos para a importância de se conhecer a forma de actuação correcta face a situações de catástrofe, de forma a que todos possamos responder mais eficientemente às necessidades que se geraram face a situações de catástrofe.
Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget