Nos Ășltimos dias fomos de novo surpreendidos com mais uma iniciativa que choca com a realidade e, principalmente, com as prioridades que deveriam estar em cima da mesa nos dias de hoje.
A verdade Ă© que, neste ano atĂpico de 2020, sĂŁo jĂĄ 57.702,00⏠gastos pela CM Odivelas em dois contratos pĂșblicos:
1) Aquisição e instalação da Mascote de Odivelas, Cidade Europeia do Desporto 2020 - âUrso Dinisâ, na rotunda junto ao Centro Comercial Strada, no valor de 13.200,00âŹ.
2) Aquisição e instalação de letras monumentais na rotunda do Senhor Roubado, onde diz âOdivelas Cidade Europeia do Desporto 2020â, no valor de 44.502,00âŹ.
A questĂŁo que se sucede Ă©: NĂŁo haverĂŁo outras prioridades?
O ano de 2020 nĂŁo serĂĄ facilmente esquecido no nosso concelho. Um ano marcado pela crise sanitĂĄria mas que rapidamente degenerou numa crise econĂłmica e social. Espelho disso sĂŁo os recentes nĂșmeros publicados pelo IEFP que demonstram que o nĂșmero de desempregados no concelho de Odivelas em outubro de 2020 cresceu 105,4% face ao mesmo mĂȘs do ano passado, sendo Odivelas o municĂpio com a situação mais dramĂĄtica em toda a Ărea Metropolitana de Lisboa.
Ă notĂłrio a falta de estratĂ©gia, ação e ambição deste executivo municipal para uma real polĂtica de combate aos efeitos gerados pela pandemia. Outros concelhos por este paĂs fora avançam, sem medo, com medidas de apoio Ă s famĂlias e comĂ©rcio local e sendo Odivelas um concelho de alto risco, e por isso, com medidas restritivas, o que se tem feito para inverter esta situação?
A resposta Ă© simples: pouco ou quase nada.
Por isso, é do senso comum que os quase 60.000,00⏠dispensados em nada beneficiou diretamente os Odivelenses.
Uma aplicação mais lógica desta verba seria a sua utilização para o bem dos cidadãos odivelenses, como meio de financiamento de algumas medidas sociais e económicas necessårias e urgentes:
A. Distribuição de måscaras e ålcool em gel pela população mais carenciada do concelho;
B. A criação de zonas de testes livres Ă Covid-19 e acessĂveis a todos;
C. Apoios ao comércio local, incentivar a população a fazer as suas compras nas lojas de comércio local;
D. Apoio ao setor da restauração com a criação de uma parceria com os restaurantes do municĂpio para a criação de uma plataforma municipal de entregas de refeiçÔes ao domicĂlio nos dias de recolhimento obrigatĂłrio e em que o custo da mesma fosse suportada pelo municĂpio.
Odivelas, uma cidade jovem e multicultural, necessita de ter atividades interativas e dinĂąmicas, obviamente, mas a prioridade Ă© ouvir quem neste MunicĂpio vive, e procurar saber quais sĂŁo as suas necessidades reais.
Assume-se que quem governa tem o dever de definir prioridades e saber gerir onde aplicar o dinheiro dos munĂcipes. Esta Ă© a prova que CMO nĂŁo tem como prioridade apoiar diretamente a sua população, mas sim utilizar o dinheiro do municĂpio para fins de propaganda polĂtica.
Urgente definir-se prioridades que vĂŁo ao encontro dos anseios dos odivelenses.
Enviar um comentĂĄrio
Click to see the code!
To insert emoticon you must added at least one space before the code.