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Odivelas Cidade Europeia da Propaganda




Nos Ășltimos dias fomos de novo surpreendidos com mais uma iniciativa que choca com a realidade e, principalmente, com as prioridades que deveriam estar em cima da mesa nos dias de hoje.

A verdade Ă© que, neste ano atĂ­pico de 2020, sĂŁo jĂĄ 57.702,00€ gastos pela CM Odivelas em dois contratos pĂșblicos:


1)     Aquisição e instalação da Mascote de Odivelas, Cidade Europeia do Desporto 2020 - “Urso Dinis”, na rotunda junto ao Centro Comercial Strada, no valor de 13.200,00€.

 

2)     Aquisição e instalação de letras monumentais na rotunda do Senhor Roubado, onde diz “Odivelas Cidade Europeia do Desporto 2020”, no valor de 44.502,00€.

 

A questĂŁo que se sucede Ă©: NĂŁo haverĂŁo outras prioridades?

O ano de 2020 nĂŁo serĂĄ facilmente esquecido no nosso concelho. Um ano marcado pela crise sanitĂĄria mas que rapidamente degenerou numa crise econĂłmica e social. Espelho disso sĂŁo os recentes nĂșmeros publicados pelo IEFP que demonstram que o nĂșmero de desempregados no concelho de Odivelas em outubro de 2020 cresceu 105,4% face ao mesmo mĂȘs do ano passado, sendo Odivelas o municĂ­pio com a situação mais dramĂĄtica em toda a Área Metropolitana de Lisboa.

É notĂłrio a falta de estratĂ©gia, ação e ambição deste executivo municipal para uma real polĂ­tica de combate aos efeitos gerados pela pandemia. Outros concelhos por este paĂ­s fora avançam, sem medo, com medidas de apoio Ă s famĂ­lias e comĂ©rcio local e sendo Odivelas um concelho de alto risco, e por isso, com medidas restritivas, o que se tem feito para inverter esta situação?

A resposta Ă© simples: pouco ou quase nada.

Por isso, Ă© do senso comum que os quase 60.000,00€ dispensados em nada beneficiou diretamente os Odivelenses.

Uma aplicação mais lógica desta verba seria a sua utilização para o bem dos cidadãos odivelenses, como meio de financiamento de algumas medidas sociais e económicas necessårias e urgentes:

 

A.     Distribuição de mĂĄscaras e ĂĄlcool em gel pela população mais carenciada do concelho;

 

B.     A criação de zonas de testes livres Ă  Covid-19 e acessĂ­veis a todos;

 

C.     Apoios ao comĂ©rcio local, incentivar a população a fazer as suas compras nas lojas de comĂ©rcio local;

 

D.    Apoio ao setor da restauração com a criação de uma parceria com os restaurantes do municĂ­pio para a criação de uma plataforma municipal de entregas de refeiçÔes ao domicĂ­lio nos dias de recolhimento obrigatĂłrio e em que o custo da mesma fosse suportada pelo municĂ­pio.


Odivelas, uma cidade jovem e multicultural, necessita de ter atividades interativas e dinĂąmicas, obviamente, mas a prioridade Ă© ouvir quem neste MunicĂ­pio vive, e procurar saber quais sĂŁo as suas necessidades reais.

Assume-se que quem governa tem o dever de definir prioridades e saber gerir onde aplicar o dinheiro dos munícipes. Esta é a prova que CMO não tem como prioridade apoiar diretamente a sua população, mas sim utilizar o dinheiro do município para fins de propaganda política.

Urgente definir-se prioridades que vĂŁo ao encontro dos anseios dos odivelenses.






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