Halloween Costume ideas 2015

Que futuro para os jovens na Ramada?


   No passado dia 21 de abril a freguesia da Ramada agora agregada a Caneças celebrou o seu 17º Aniversário de Elevação a Vila. Tive a honra de participar na sua sessão solene e de poder ouvir ao longo da noite o que é que os diversos partidos e individualidades da União de Freguesias pretendem para a mesma.

   Foram discursos bastantes distintos, marcados obviamente pelas diferenças de cor política e também houve espaço para algumas “calinadas” seja a propósito do politicamente correto, ou pela pobreza de conhecimento e de espírito desta freguesia. Dentro dessas mesmas “calinadas” notou-se a falta de visão para a Juventude de uma das mais jovens freguesias do Concelho de Odivelas.

   Com que então a Ramada tem muitas tradições! Uma novidade para todos nós. Apesar se já ser freguesia já há algumas décadas, nunca nenhum executivo teve o cuidado de implementar ou de cultivar tradições. Mas também é verdade que existem. Com certeza que me estão a achar contraditório, mas a realidade é que o tipo de tradições a que me refiro são tradições nocivas, que de nada trazem de bom para a freguesia e para o Concelho. Não são dignas de serem lembradas em discursos porque são incómodas, por isso sei que as tradições a que se referiram não existem. 

   A única tradição que conheço, e que afeta bastante toda a população e uma parte considerável dos jovens na Ramada e em todo o Município é a tradição dos movimentos pendulares. O vai e volta constante entre a Ramada e Lisboa, que faz da freguesia sim, um lugar movimentado porque as pessoas precisam de ir estudar e trabalhar na capital. A grande pergunta é muito simples: o que faz o executivo da Junta para atenuar este efeito que é por si só imparável? O que faz o executivo para nos mover, a nós jovens e aproveitar de nós a nossa criatividade, energia e pulso de vida?

   Por via das dúvidas fui questionar o executivo PS sobre a visão que estes tinham para a Juventude na Ramada e em Caneças na Assembleia de Freguesia que se realizou no passado dia 23 de abril. Pude afirmar que a Juventude existe, que também quer “Bailes” e que estes não devem ser só exclusivos dos mais idosos. Pude ainda por último pedir que não seguissem a mesma lógica do PS camarário, que se lembra dos jovens só no mês de maio e quando dá mais jeito, ou seja, de 4 em 4 anos. A resposta que obtive foi simples e demasiado curta para um problema tão longo. Que estivesse atento que iriam aparecer atividades. Estarei cá para esperar e ver, na certeza de que se for feito estarei lá para os saudar e caso contrário lá estarei para os repudiar e confrontá-los à palavra dada. Certo de que desta vez já não me vão poder silenciar em 3 minutos de denúncias dos problemas da freguesia, quando tinha direito a pelo menos 15 por ser o único a falar no “Período de Intervenção do Público”.

   A Juventude na Ramada está a dar sinais de vida e está a acordar de anos sucessivos em que foi esquecida. É uma juventude com vários problemas. Ainda esperamos por um polo de estudos, ainda queremos piscinas municipais e não nos esquecemos que queremos mais festividades e festas. Porque o merecemos.

   Para isso a JSD Odivelas e eu enquanto membro da mesma e habitante nesta freguesia, estaremos cá sempre para lutar pelos jovens na Ramada e para lhes dar voz nos órgãos próprios! A JSD estará cá para ver se o executivo PS vai ou não cumprir com a sua palavra ou se se vai refugiar nas lógicas do Município em que só importamos quando existem boletins de voto para preencher dentro de poucos meses!

Viva a JSD Odivelas!
Viva a Ramada e Caneças!
Viva Odivelas!

Diogo Sousa
Secretário-Geral Adjunto
JSD Odivelas

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget