Halloween Costume ideas 2015

"Não há almoços grátis"


O título deste texto não poderia ser outro quando se pretende falar sobre o Prof. Dr. João César das Neves.
Para além de ser o título dos seus livros e a sua frase mais característica, reconhecida imediatamente por todos aqueles que já tiveram o prazer de assistir a uma aula sua, bem como pelos que acompanham as suas publicações e trabalhos, é uma frase que resume bem o retrato económico do país traçado nesta iniciativa da JSD Odivelas para a qual o Professor amavelmente aceitou o convite.


 Com a isenção própria de alguém quem não está associado a qualquer cor política, o Prof. Dr. João César das Neves abordou os mais variados temas, nomeadamente, a situação grega e a coesão europeia e o desemprego e emigração jovem, sempre com a independência, rigor e coerência que o caracterizam. 
Foi com grande mestria e genialidade que o Professor, ao longo do debate, desmontou os mitos económicos e vaticínios de um triste fado que todos os dias invadem as nossas casas e vidas, mas ao mesmo tempo colocou em sentido os alarmes da nossa consciência social, alertando, entre outras coisas, para a excentricidade daqueles que estiveram hibernados durante a austeridade e que agora ressurgem, aclamando tempos de “vacas gordas”, pela voz do D. João V da era moderna cujo único caminho que tem apresenta para Portugal é o de um novo resgate.
Enquanto florescia em nós uma fé provocada pela enumeração das boas medidas tomadas durante o último mandato, esta desvanecia quando confrontados com o que faltou fazer, sobretudo com a realidade dos grupos de interesses que constantemente estagnam a mudança e evolução do País e que estão tão enraizados na sociedade portuguesa que nem com a pressão da troika foi possível arrancar.


À medida que íamos sendo confrontados com o privilégio que temos por fazermos parte uma geração que está a viver uma época histórica de profunda mutação social, equivalente à da Revolução Industrial, que disfruta de uma maior esperança de vida e com melhores condições do que as anteriores, rapidamente fomos advertidos sobre problemas que essa mesma mutação nos causará, nomeadamente, no que respeita às carreiras profissionais, colocando à prova a nossa capacidade de adaptação.

No final do debate, o sentimento era o de ter acabado de ser invadido por uma fresca esperança no futuro, sofrendo, no entanto, um frio banho de realidade que nos faz manter os pés bem assentes no chão.


Termino este texto enaltecendo esta iniciativa que encheu de jovens (numa sexta-feira à noite!) a nossa sede, para ouvir e falar com um ilustre economista e professor catedrático que sobre o estado do país e do Mundo.

Se isto não é “um almoço grátis”, será certamente um bom exemplo de que temos cada vez mais jovens preocupados e com consciência cívica e social, o que só poderá contribuir para um País melhor e mais desenvolvido.




Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget