No passado dia 28 de Março, a Plataforma Urbanismo e Saúde + organizou uma manifestação junto às obras na Rua da Carochia, na freguesia da Ramada, contra aquilo a que chamam «estrada assassina». Mais de cinco dezenas de cidadãos indignados resolveram sair à rua e manifestar a sua revolta contra a construção da L14 no formato que a Câmara pretende. O projecto que a autarquia quer levar a cabo inclui a transformação daquela estrada numa via rápida com quatro faixas, pretensão essa contestada pelos moradores do bairro do Casal dos Apréstimos e da Urbanização da Carochia, que defendem a redução do projecto para duas faixas de rodagem. «Temos que lutar pela nossa segurança. Segundo técnicos, a estrada ficará muito perigosa», afirmam.
Em forma de protesto, os moradores plantaram árvores nos terrenos que estão prontos para o alargamento da estrada, sugerindo que o local deve ser usado para jardim, pois esta é uma zona de habitação e escolas. A Plataforma promotora do protesto contesta ainda a criação de semáforos e passadeiras, uma vez que isso não reduziria eficazmente a velocidade dos automóveis, uma vez que a rua tem uma inclinação de 13%. Pelo contrário, defende a construção de uma rotunda, que permite uma melhor circulação do trânsito e o abrandamento da velocidade.
A JSD Odivelas esteve ao lado dos moradores e falou directamente com o Presidente da Junta de Freguesia, Francisco Bartolomeu. «A Câmara prometeu que contribuía com o projecto e não cumpriu!», afirma, «A Câmara além do erro técnico, não cumpriu a promessa que fez à população de elaborar estudos e falar com os moradores». Pelo contrário, as obras deram início sem um aviso prévio atempado, «na calada da noite», pelas palavras do Presidente.
De facto, achamos que não deixa de ser curioso como se iniciam obras sem qualquer consulta às populações afectadas, esperando que elas não reparem. Não reparar numa via-rápida ao lado da casa onde se dorme, de facto, não parece fácil. Muito menos ao lado de um colégio, onde passam crianças todos os dias. Não se pode deixar de aplaudir a coerência da política do PS: obras vistosas para inglês ver à custa de segurança, equilíbrio financeiro e preservação cuidada do meio!
Chega de Socialismo! Chega de incompetência!
Odivelas tem de mudar!
JSD Odivelas