Halloween Costume ideas 2015
Últimos Artigos
18 Anos Odivelas 38º Congresso PSD Actividades Administração Pública Alexandra Costa Ana Catarina Gomes António Costa Antonio Dias António Guterres As histórias de uma terra milenar Assembleia Municipal Odivelas Associações de Estudantes Áutárquicas Banco de Voluntariado Bruno Duarte Bruno Veiga Câmara Municipal de Odivelas Carla Nazareth Carla Sofia Marcelino Castelo de Vide Catarina Silva Comissão Política Comunicação Comunicado Comunicado JSD Odivelas Conselho Municipal da Juventude Crónica Daniela Chaves Daniela Duarte David Castro David Freitas David Pereira de Castro Débora Pereira Diogo Godinho Diogo Sousa Dívida Pública Educação Eleições Autárquicas Élia Capitão Em Kontacto Ensino Secundário Ensino superior Estamos Juntos Europa Falta de Ética Fernando Seara Filipe Moreira Filipe Sanches Finanças Públicas Formação Francisco Sá Carneiro Gabriel Faria Gonçalo Teixeira da Silva Guilherme Duarte Guilherme Prazeres Habita Aqui Hélder Silva Helga Afonso Helga Afonso e Aftab Tayob Inês Abrantes Inês Fonseca Joana Batista João Alcobia João Correas João Correia José Ricardo Dâmaso Jovem Autarca Jovens em Rede JSD JSD Distrital de Lisboa JSD Odivelas Juventude Juventude Social Democrata Liliana Batista Lisboa Manifesta-te Manuel Pereira Marco Almeida Margarida Balseiro Lopes Maria Inês Almeida Maria Luís Albuquerque Marisa Terenas Marta Pinto Mês da Cidadania Activa Mosteiro de Odivelas Nações Unidas NESD Secundário Odivelas ONU Opinião Orçamento para a Juventude Participação Política Partido Social Democrata Partido Socialista Paulo Pinheiro Pedro Cardoso Pedro Passos Coelho Pedro Roberto Pedro Roberto e Filipe Sanches Pedro Santana Lopes Plenário Concelhio Por um PSD mais PPD Portugal Programa Proposta de Recomendação PSD PSD Odivelas Recolha de Bens Regresso às Aulas em Grande Ricardo David Ricardo David e Tiago Duarte Robert Schuman Rodolfo Cardoso Rodrigo Pereira SOS J Tânia Bragança Tatiana Azenha Tiago Gonçalves Duarte Unir o Partido Ganhar o País Universidade de Verão 2017 Universidade de Verão 2018 UV Voluntariado Jovem

O primeiro plenário de militantes após as eleições para os órgãos concelhios ocorreu na passada quinta-feira e contou com a presença de vários militantes que quiseram conhecer a mesa e a comissão política eleitas, bem como participar no seguimento da ordem de trabalhos.

A mesa em exercício deu início à sessão e em seguida o presidente de comissão política deu as boas-vindas a todos, realçando a importância deste momento decisivo de mudança e urgência de intervenção de todos os jovens, nomeadamente, daqueles com responsabilidades políticas. Assim, deu a palavras aos autarcas da JSD em Odivelas, designadamente da Assembleia Municipal, da Junta de Freguesia de Odivelas e das Assembleias de Freguesia da Pontinha e da Ramada. Os autarcas, militantes da JSD, fizeram uma súmula dos últimos acontecimentos e sessões dos respectivos órgãos, onde, de modo geral, têm tido uma intervenção dignificante e positiva.

Por outro lado, uma vez que decorrem no presente vários processos de revisão, nomeadamente, da Constituição da República, do Programa e Estatutos do PSD e dos Estatutos da JSD, foi esse também um assunto trazido à discussão no plenário, em especial no que diz respeito à revisão estatutária da JSD, por ter fortes implicações na nossa militância e, principalmente, por Odivelas, sendo uma secção tão atenta e empenhada, pretende dar um contributo directo neste processo concreto.

Neste sentido, foi apresentada uma nova conta de email para onde todos os militantes da JSD Odivelas poderão enviar as suas sugestões, opiniões e comentários acerca da revisão estatutária, em especial, que aspectos e em que sentido gostariam de ver revistas determinadas regras, de modo a que todos juntos possamos construir uma proposta séria e de qualidade perante as estruturas nacionais. O email poderá ser utilizado ainda para outro tipo de intervenção, relacionada com o debate de ideais. Assim, participa e intervém, sobre este assunto concreto ou qualquer outra ideia que gostasses de ver discutida e realizada para: g.estudos.jsdodivelas@hotmail.com.

Foi ainda apresentado o plano de actividades decorrente entre os meses de Julho e Dezembro de 2010, através de informação sobre o que já foi realizado e as iniciativas previstas. Daquelas, destacam-se os debates Voxx XXI, a participação na Légua Nocturna, a participação na UV 2010 e a distribuição de horários escolares. O calendário está completo quanto às iniciativas a executar até ao final do ano, esperando-nos meses de intensa actividade e motivação.

O plenário é o local indicado para te informares sobre os acontecimentos mais recentes da nossa actividade e principalmente para dares voz às tuas preocupações. Por isso está atento e aparece!

Na semana que passou, a JSD Odivelas apresentou nas freguesias da Pontinha, Ramada e Odivelas, através dos seus autarcas eleitos nas respectivas freguesias, uma proposta de criação de um centro de explicações para crianças de famílias carenciadas, que a abaixo se transcreve:



"No início de mais um ano lectivo, cabe-nos a todos fazer uma profunda reflexão sobre o ainda elevado desinteresse de muitos jovens pelo Ensino, aliado maioritariamente, a um fraco desempenho escolar.



De uma forma empenhada, motivante e cívica, devemos encetar esforços no sentido de contribuir e apoiar os Jovens que manifestem situações similares e necessitem do apoio necessário.



Nesta óptica, a criação do Centro de Explicações da Junta de Freguesia da Pontinha/Ramada/Odivelas, nas suas instalações, será uma forma de proporcionar aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos, oriundos de famílias carenciadas, um acompanhamento regular e assíduo do trabalho efectuado na Escola. Assim, a Junta de Freguesia da Pontinha/Ramada/Odivelas contribuiria para um aumento do aproveitamento escolar bem como para a ocupação de parte dos tempos extra-curriculares dos Jovens da Pontinha/Ramada/Odivelas.




A viabilidade do Centro de Explicações da Junta de Freguesia da Pontinha/Ramada/Odivelas, que constava no programa eleitoral do PSD, para esta freguesia, passará pelo recurso a Jovens voluntários que pretendam “leccionar” e colaborar neste projecto. Caberá ao Executivo da Junta de Freguesia optar por contribuir com um diploma de participação aos mesmos.



É de salientar que este é um projecto inovador mas não pioneiro, é já aplicado noutras freguesias e que tem vindo a ser pautado por um enorme sucesso.



Neste sentido, a Assembleia de Freguesia, reunida a 27/28/29 de Setembro de 2010, recomenda ao Executivo da Junta de Freguesia da Pontinha/Ramada/Odivelas este dinâmico projecto, no intuito de contribuir para a redução das dificuldades académicas dos alunos da nossa Freguesia, ajudando-os a encarar a escolaridade de uma forma diferente, na consecução de um melhor aproveitamento escolar."



De notar que esta ideia, tendo já sido implementada em outras freguesias de outros Concelhos, é uma via para dar oportunidade aos jovens, em escolaridade obrigatória, com dificuldades académicas e que sejam oriundos de famílias carenciadas, a mesma oportunidade que outros jovens, da mesma idade e com melhores condições financeiras, têm em ter explicações.



Isto sim, é justiça social.



As explicações seriam dadas por jovens voluntários com formação para tal! Seria uma forma de concentrar, na mesma iniciativa, a boa vontade de alguns ajudando aqueles que não conseguem obter ajuda.



Poderão perguntar os leitores, quem determinaria se seriam ou não famílias carenciadas? A Junta de Freguesia deve ter uma listagem de famílias que procuram ajuda, ou através da verificação do rendimento familiar das mesmas.



O que se pretende com esta proposta é essencialmente:



- ajudar jovens com fraco aproveitamento escolar, oriundos de famílias carenciadas (não é substituir os centros de explicações privados, antes ajudar quem não pode aceder a estes)

- o voluntariado dos formadores



De notar que a proposta apresentada pela JSD Odivelas, através das bancadas do PSD, foi aprovada em todas as freguesias! Unanimidade na Pontinha, abstenção do PS e CDU na Ramada e votos contra da CDU em Odivelas!



Esta proposta demonstra quem é realmente a cara dos jovens em Odivelas!





JSD Odivelas

Por ti!


Queres mostrar o que pensas, dar sugestões, discutir ideias?

Queres ser mais interventivo e fazeres a diferença?

Queres pôr em prática a tua motivação, os teus conhecimentos e aprofundá-los em benefício dos outros?

Não passes o serão de hoje no café ou a dormir.
Mobiliza-te!

VEM HOJE ao Plenário da JSD Odivelas e faz valer a tua palavra!

Decorrerá na secção concelhia, situada na Rua Alfredo Roque Gameiro, nº 11, c/v dta, em Odivelas, pelas 21h15.


Eis a ordem de trabalhos:

1 – Informações;

2 – Análise da Situação Política;

3 – Apresentação do Plano de Actividades para o 1.º semestre do mandato;

4 – Revisão do Programa do PSD;

5 – Revisão Estatutária da JSD;

6 – Outros Assuntos.


Não faltes. Estás convocado a intervir para um futuro melhor!

Com os cumprimentos da mesa e da comissão política concelhia.

Num país onde o seu Primeiro-Ministro Socialista, arrogantemente se recusa a querer ver a realidade e a negociar com quem e como devia, têm vários orgãos de comunicação social veiculado que poderá ser o Ministro das Finanças do Governo Socialista que poderá vir trazer algum bom senso na discussão do OE 2011.

Ora, tendo muitos dos membros deste Governo obtido licenciatura no ISEG há mais de 3 décadas, um canal de televisão generalista resolveu (e bem) recorrer a um professor desta universidade para pedir ajuda sobre o tema que tem marcado a agenda política nacional e que mais "burburinho" tem causado, já que os seus antigos alunos, agora Governantes, não sabem/não querem explicar ao país:

Foi noticiado esta semana que o troço do TGV entre o Poceirão e a fronteira de Caia custa quase três mil milhões de euros: o dobro do anunciado. Para além deste valor, o Estado pagará, todos os anos, consoante o número de comboios que utilizarem a linha. E o pior: nestas contas não entram ainda a ligação a Lisboa, que inclui a terceira ponte sobre o Tejo, precisamente a parte mais cara da obra.

Numa altura em que todos sabemos que é preciso cortar, que há gente a sofrer, que o desemprego aumenta e é difícil aguentar as prestações sociais para os desempregados, decide-se manter o mesmo rumo face ao endividamento louco?

O custo da construção anunciada era de 1.359 milhões de euros, mais 12 milhões por ano de manutenção. No contrato, a manutenção é afinal de 15 milhões e 680 mil euros por ano.
A Refer, empresa pública para a ferrovia, fica obrigada a pagar 580 milhões de euros. A isto acrescem pagamentos anuais entre os 20 e os 70 milhões de euros, num total de 1.347 milhões pela disponibilidade da linha. Mais 176 milhões de entrada, pagos pelo Estado e pela Refer e 662 milhões de euros de fundos comunitários. Contas feitas: 2.765 milhões de euros mais inflação.

Mas há mais: o Estado fica ainda obrigado a pagar 412 euros e meio por cada comboio que passar na linha para além do previsto, ou seja, cerca de 150 mil euros extra por ano. Por cada comboio de mercadorias, que passar na linha convencional a construir pelo concessionário, o Estado terá de desembolsar 230 euros: se num ano passarem 300 comboios a mais, a factura será de 69 mil euros.

Se alguma coisa correr mal, o concessionário privado, nos termos do contrato, tem garantida uma taxa interna de rentabilidade próxima dos 12 por cento. Ou seja, o concessionário tem o lucro garantido. E o Estado tem despesa garantida...

É este o Socialismo de Sócrates: gastar, gastar, gastar, sem ideia de futuro, hipotecando gerações, aniquilando as "anéis" que faltam!

Faz isto algum sentido? Assim não vamos lá...

Em virtude da realização do Conselho Distrital Ordinário de Lisboa da JSD ontem, no dia 23 de Setembro de 2010 pelas 21:30, tendo sido este marcado para o mesmo dia e à mesma hora que o Plenário de Militantes da Secção de Odivelas da JSD, a Mesa, vem por este meio reconvocar o Plenário da Secção de Odivelas, ao abrigo dos Estatutos Nacionais da JSD e demais Regulamentos aplicáveis, para reunir no próximo dia 30 de Setembro de 2010, pelas 21h15m, na Sede da Secção do PSD/JSD Odivelas, sita na Rua Alfredo Roque Gameiro, n.º 11, c/v direita, com a mesma ordem de trabalhos:

1 – Informações;
2 – Análise da Situação Política;
3 – Apresentação do Plano de Actividades para o 1.º semestre do mandato;
4 – Revisão do Programa do PSD;
5 – Revisão Estatutária da JSD;
6 – Outros Assuntos.

O Presidente da Mesa do Plenário da Secção de Odivelas
(Aftab Tayob)

Convocatória em jornal oficial, conforme estatutos aqui.



Hoje realizar-se-á uma reunião do conselho distrital de Lisboa, convocada do seguinte modo:

Ao abrigo dos Estatutos Nacionais da JSD e dos demais Regulamentos, convoco o Conselho Distrital de Lisboa da JSD, para reunir no próximo dia 23 de Setembro de 2010 (quinta-feira), pelas 21h30 no Hotel Holiday Inn, sita na Av. António José de Almeida, n.º 28 A, com a seguinte ordem de trabalhos:

1 – Informações:

2 – Marcação do Conselho Distrital Eleitoral em conformidade com o artigo 78.º dos Estatutos Nacionais da JSD e com o artigo 3.º do regulamento Nacional dos Conselhos Distritais da JSD;

3 – Análise da Situação Política.


O Presidente de Mesa do Conselho Distrital de Lisboa da JSD

(Sérgio Freire de Azevedo)

A semana passada e a presente representam o reeingresso na escola para milhares de estudantes no concelho de Odivelas.

A JSD esteve presente em todas as escolas secundárias do concelho, abrangendo assim todas as freguesias em mais uma iniciativa que se tem vindo a repetir todos os anos, de distribuição de horários. Mais uma vez, a iniciativa foi um autêntico sucesso!

Este ano, contámos com a presença de elementos dos órgãos nacionais da Jota, que nos apoiaram na entrega aos alunos da Escola Secundária de Odivelas.

Sempre irreverentes, este ano os horários tinham a seguinte mensagem:



As grandes reformas que se pretendem na proposta de revisão constitucional não vão sequer além da actualização do nosso contexto político. Não sendo esta observação uma crítica, nem um eufemismo, há que clarificar afinal o que está em causa.

O PSD propôs que em áreas em que o Estado detem uma tutula absoluta de responsabilidade, a partilhe com a sociedade civil; que na distribuição de tarefas públicas e privadas se crie um equilíbrio benéfico, justo e solidário.

Não será um clamor fervoroso à mudança, é apenas uma constatação. Afinal, há que concordar que no país que queremos não podem continuar a existir tarefas públicas dominantes e pesadas. Entende-se pois as propostas em áreas tão estruturantes como a saúde e a educação, que, afinal, nem sequer se pretende eximir a responsabilidade do Estado em proporcioná-las a todos, mas tão-só a permitir uma igualdade de prestação de serviços sociais entre entidades públicas e privadas.

Eis que surge a catástrofe: o PSD pretende a destruição do serviço nacional de saúde e da educação pública!

Pois, talvez as diferentes personalidades que o repetem constantemente na comunicação social não tenham lido bem, ou então - quem sabe - apostam na eventual ignorância das massas. Bom, de qualquer forma, há-que clarificar: a proposta apresentada pelo PSD apenas prevê que a saúde e a educação sejam indeferenciadamente prestadas pelo sector público ou privado, isto é, que todos os que tenham possibilidade de escolha, sem que sejam distinguidos pela capacidade económica.

Por outro lado, o que se pretende é a flexibilização laboral (nesse ponto, que esperamos melhor concretizada) e a sufragação de termos obsoletos e que já não fazem sentido, como a colonização ou imperialismo. Existe ainda um claro pendor socialista que muitos querem preservar, todavia, no tempo em que vivemos e em que se discute a falência do estado social e a incapacidade de este poder responder a todas as necessidades de uma população cada vez mais frágil economicamente, faz sentido uma alteração que permite chamar a sociedade civil a dar, também, resposta a esses problemas.

É certo que a nossa Constituição é um documento histórico e resulta de um tempo muito particular de mudança. Mas se era actual em 1976, é natural que já não o seja. Lamentantamos, porém, que a coragem de mudança de Abril tenha ficado no passado.

JSD Odivelas

Formulário de contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget