Halloween Costume ideas 2015

Universidade de Verão 2017 - "Os que valem a pena não esgotam os dedos de uma mão." - Dia 3 (30/08)


Dia 3 com presença especial, Professor Aníbal Cavaco Silva, "Os que valem a pena não esgotam os dedos de uma mão." foi esta uma das frases que classificam a sua abordagem face ao cometário político que é feito hoje nos media.



Mais um dia e mais um resumo, hoje repete o nosso companheiro Gonçalo Cordeiro.


Consulta o resumo do dia 3 neste vídeo

"Hoje o dia começou com grande agitação, o Professor Aníbal Cavaco Silva, ex-presidente da república e ex-primeiro ministro é orador da primeira conferência. 

  A primeira conferência, como sempre começou as 10 da manhã. O tema foi  " Os Jovens e a Política: Quando a realidade tira o tapete à ideologia.", nesta foram abordados pontos como a inversão das políticas de governo syriza, em relação à Europa. Neste ponto marcou-me o episódio que o professor contou, as declarações do primeiro-ministro grego ao jornal The Guardian. Quando questionado sobre uma possível saída do euro, este disse "sair do euro? E vamos para onde?". De facto esta afirmação é um exemplo claro, do tema da conferência. Fez uma reflexão sobre a conjuntura actual da política portuguesa, o fenómeno da geringonça e a relação entre o poder político e os jornalistas.Vê aqui a sua intervenção.
        



 Depois de almoço, tivemos a segunda conferência do dia, " A ciência muda o nosso futuro?", que teve como oradora a cientista Maria Manuela Mota apesar de não ser muito conhecida pelo público, trata-se de uma das nossas maiores cientistas. Ganhou o prémio EMBO Young Investigator Award   em 2003, e realizou grandes estudos tanto em Londres como nos Estados Unidos. A primeira parte da conferência abordou temas como, a importância que a educação tem na sociedade e a necessidade de aplicar o pensamento científico na nossa vida profissional. Na segunda parte expôs um pouco o seu trabalho no centro de investigação onde trabalha, unidade de malária do instituto de medicina molecular na faculdade de medicina da universidade de Lisboa.
     
  De seguida  fomos trabalhar na apresentação para o dia a seguir. Já tínhamos feito a parte escrita, fizemos ainda um vídeo de 2 minutos no qual tivemos de expor um dos temas do trabalho. Como o tempo na UV passa a correr, sem nos apercebermos já estávamos perto das 8, hora do jantar-conferência.

  Tivemos o prazer de ter como convidado, o deputado Miguel Morgado.  No seu discurso inicial abordou o tema " social-democracia", e o papel do PSD no nosso sistema político. O jantar acabou com as perguntas realizadas por cada equipa. 


   Na UV o jantar não é sinal de ter acabado o dia de trabalho, como tal fomos  ainda preparar os trabalhos, que temos de entregar nos próximos dias. 

   O espírito jota continua!”

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget