Halloween Costume ideas 2015

JSD Distrital de Lisboa encerra o Mês da Cidadania Activa!

A Distrital de Lisboa da Juventude Social Democrata lançou no dia 1 de Dezembro de 2016 o Mês da Cidadania Activa que terminou esta semana


Ao longo deste mês foram concretizadas diversas acções, campanhas, encontros, visitas, reuniões e actividades no âmbito da promoção da Cidadania Activa entre os jovens do distrito de Lisboa. Esta iniciativa, sob a responsabilidade dos Gabinetes de Coordenação da Acção Social, do Associativismo e do Gabinete de Cidadania e Sistemas Políticos, coordenados por Pedro Colaço, David Pereira de Castro (Presidente da Concelhia de Odivelas) e Raquel Baptista Leite, respectivamente, visou promover um encontro com estruturas basilares da sociedade portuguesa como o direito à liberdade de associação, a organização do trabalho solidário e a estruturação do sistema político português.


A JSD Distrital de Lisboa iniciou este processo com a realização de um estudo sobre o conhecimento e ideias dos jovens acerca dos Sistemas Políticos Português e Europeu e respectivas políticas. Tendo como propósito saber qual o conhecimento dos jovens sobre temas relevantes da política nacional e europeia. Responde ao questionário através deste link: PORTUGAL E A EUROPA - O que sabes sobre as suas políticas?

Imediatamente a seguir, foi lançada, no dia 2 de Dezembro, a campanha Ser Voluntário,  caracterizando-se como  uma campanha de divulgação e promoção de projectos e causas de índole social, cívica, associativa, cultural e educativa que demonstram a capacidade gregária que todos temos de trabalhar para o bem comum. 


Pretendendo-se assim apelar à participação e ao voluntariado, disponibilizando a informação essencial sobre cada organização que divulgada ao longo do mês. Esta campanha culminou com a divulgação de cerca de 37 Associações/ ONG’s/ IPSS’s que actuam nos diversos concelhos do distrito de Lisboa. Consulta o albúm da campanha em:  Campanha SER VOLUNTÁRIO




Como forma de dar continuidade a este projecto, a JSD Distrital de Lisboa promoveu uma nova aplicação de interacção com a criação de um mapa interactivo online em que estão incluídas todas as Organizações divulgadas com a informação relativa a cada uma delas, permitindo qualquer jovem do distrito consultar este mapa, em qualquer altura e em qualquer lugar, com vista a poder fazer voluntariado no distrito de Lisboa. Consulta o mapa em: Mapa SER VOLUNTÁRIO



O Mês da Cidadania Activa decorreu a um ritmo alucinante e no dia 19 de Dezembro, a JSD Distrital de Lisboa esteve em Odivelas, a visitar a IPSS CEDEMA: Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Mentais Adultos, com o propósito de compreender as necessidades actuais das IPSS’s do distrito de Lisboa. Consulta o albúm da reunião e visita: Reunião com a IPSS CEDEMA 
                                                                        Neste dia, decorreu ainda a Conferência participar na Conferência: "A falta de um tecto" com a Comunidade Vida e Paz, a Luchapa- Associação Artística e Cultural e a Gaivotas da Torre para discutir a resposta e apoios existentes aos sem abrigo. 


Ao longo da Conferência, a JSD Distrital de Lisboa organizou uma recolha de bens para a Ajuda de Berço de modo a dar o exemplo de solidariedade enquanto estrutura organizadora deste Mês.


A Comissão Política da JSD Distrital de Lisboa, em que o Presidente da JSD de Odivelas, David Pereira de Castro, é Vice-Presidente e Coordenador do Associativismo, viveu momentos de reconhecimento ao longo deste mês tendo sido divulgado por parte dos media nacionais o trabalho que estava a ser desenvolvido, em especial um conjunto de vídeos que explicam a organização do sistema político português e europeu.  

Esta campanha teve o reconhecimento nacional pela sua importância e preponderância no seio da juventude e do combate ao abstencionismo, tendo assim a possibilidade de alcançar um maior número de jovens.
Para encerrar este dinâmico mês de actividade, em que a Concelhia de Odivelas definiu como prioridade para a sua actividade, a JSD Distrital de Lisboa organizou no passado dia 6 de Janeiro, o Jantar de Reis do Distrito de Lisboa, com a presença do Presidente do PSD Distrital de Lisboa, Miguel Pinto Luz, com a Secretária-Geral da JSD, Margarida Balseiro Lopes e com o testemunho da Jornalista Alexandra Borges, enquanto fundadora do Projecto Filhos do Coração e cidadã activa no apoio aos mais desfavorecidos. Este jantar decorreu na Associação Naval de Lisboa. 



A JSD Odivelas esteve presente em todos este momentos tendo contribuído ao longo deste período com diversas propostas e tendo contado com elementos da sua estrutura na organização de todo este mês.

O culminar deste Mês da Cidadania Activa será a apresentação dos resultados e propostas que advêm de toda a actividade realizada, estando ainda em discussão os moldes de apresentação dos mesmos. A JSD de Odivelas tem a certeza que associado a esse processo está a garantia de qualidade e preocupação social e que surgirão diversas propostas de relevo para o desenvolvimento do Estado Social Português. 

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget