Halloween Costume ideas 2015

PARABÉNS ODIVELAS! - As Histórias de uma terra milenar

Odivelas fez no passado dia 19 de Novembro 18 anos de vida enquanto concelho! 


Como forma de celebrarmos esta maioridade administrativa decidimos lançar uma crónica mensal com o nome: "As histórias de uma terra milenar". 


Deste modo, os jovens Odivelenses poderão ter acesso a diversas lendas, contos, episódios e momentos históricos da nossa terra, culminando com alguns momentos práticos que levem ao aprofundamento do conhecimento desta nossa terra. Hoje deixamo-vos como celebração deste aniversário, as origens da nossa terra.

A história de Odivelas remonta a longos anos, no tempo do Rei D. Dinis e do século XIII, o nosso primeiro Odivelense. Ainda assim, e de forma oficial, a nossa terra foi incluída no Município de Belém em 1852, tendo em 1885 passado para o Município dos Olivais e, em 1886, passou a integrar o Município de Loures, na data da criação daquele concelho. Em 19 de Novembro de 1998 é criado o concelho de Odivelas, onde as diversas freguesias do Concelho são integradas. 

Mais do que perceber a sua origem e componente administrativa, decidimos deixar um pouco da história da nossa terra.

A origem do nome Odivelas está envolto numa lenda que perdura pelos séculos. A propósito do nome desta cidade, conta-se que D. Dinis tinha o hábito de deslocar-se à noite a Odivelas onde visitava regularmente o Mosteiro de São Dinis e São Bernardo que tinha mandado erguer ou para enamorar algumas jovens. Certa noite, sabendo a rainha do que se passava resolveu esperá-lo e quando o rei fazia o seu percurso para o encontro, a rainha interpelou-o e eis que proferiu as seguintes palavras:


"IDE VÊ-LAS SENHOR IDE VÊ-LAS"


É precisamente antes desta situação que surge também a lenda do Mosteiro erguido a mando do Rei D. Dinis. Reza a lenda que D. Dinis terá tido esta iniciativa como forma de pagamento de uma promessa feita a S. Luiz bem como a S. Dins, quando numa caçada no Alentejo foi surpreendido por um urso. Perante a aparição do santo, o rei recobrou forças e neutralizou o enorme animal. A escolha do local para D. Dinis edificar a sua fé, incidiu numa propriedade do Rei no termo de Lisboa, Odivelas, onde se situava a “Quinta das Flores”. Esta zona gozava de ótimos recursos naturais, nomeadamente, solos férteis, um curso de água, e ainda a sua morfologia que favorecia um natural abrigo das culturas. O mosteiro destinava-se a receber uma comunidade feminina cisterciense e a escolha do local pretendia assegurar a subsistência das monjas e garantir o recato das mesmas, sendo criados campos de cultivo junto ao mosteiro. 

No entanto, a explicação menos lendária para a origem do nome é um pouco diferente.

Os filólogos dão uma explicação diferente para a origem do nome "Odivelas". A palavra compõem-se de dois elementos: "Odi" e "Velas". A primeira é de origem árabe e significa "curso de água". A segunda é de origem latina e refere-se às velas dos moinhos de vento, que existiram nos outeiros próximos e dos quais podemos ainda ver vestígios. O curso de água ainda se mantém hoje.




Quanto à justificação da outra versão do mosteiro... Esperem pela próxima crónica em que continuaremos "As Histórias de uma terra milenar".


Uma Geração de Confiança!


Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget