Halloween Costume ideas 2015

"Humildade e Gratidão"

A JSD Odivelas congratula o Engenheiro António Guterres pela histórica eleição por aclamação para Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas!





Ainda não tinhamos tido a oportunidade de marcar este momento tão importante para a diplomacia mundial assim como para Portugal. Deste modo, deixamos aqui a nota de felicitação a um cidadão que tem batalhado ao longo dos anos pela protecção dos mais necessitados.

António Guterres tem sido um exemplo para os mais novos, tendo nos últimos 10 anos batalhado por todos os cidadãos do mundo que devido, maioritariamente, a conflitos armados são obrigados a refugiar-se. Enquanto Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (2005 a 2015), António Guterres demonstrou uma resilência única que colocou no mapa um tema que era muitas vezes ignorado pelas grandes potências mundias.  

Tal como o próprio afirma em entrevista à France 24, os desafios mundias, fortalecidos actualmente por uma forte dinâmica de populismo político são o "o tipo de batalha ideológica que uma organização como a ONU deve liderar no mundo atual”

É com esse compromisso de missão que o 9º Secretário-Geral das Nações Unidas afirma, no momento em que é conhecida a sua eleição, que "Para descrever aquilo que sinto neste momento bastarão duas palavras: humildade e gratidão". 

É também com essa humildade e gratidão que a JSD Odivelas não quer deixar passar este momento sem reconhecer a importância que tem para as novas gerações este exemplo de liderança. 

Nesse sentido, a JSD de Odivelas por via do seu representante na Assembleia Municipal de Odivelas, Pedro Miguel Roberto, apresentou uma declaração política associada a este feito, seguindo da integra:
"Ao contrário de Outro!(s)

Ao contrário de Outro!(s) , António Guterres foi legitimamente eleito!  É  indigitado Secretário Geral da ONU, sendo incontestável a sua indicação, a sua legitimidade democrática e política junto da Comunidade, bem como a forma transparente e inequívoca como assumirá estas funções.

Ao contrário de Outro!(s), confere - nos uma lição interessante e até irónica de como se deve pautar a dedicação à causa pública, sem esquemas, acordos de última hora ou artimanhas carreiristas.

Ao contrário de Outro!(s), se não os conseguisse vencer, António (leia-se Guterres), não se juntaria a eles!

Ao contrário de Outro!(s), António não vai à China mas é congratulado...

Ps: Guterres não brindes com Coca-Cola que agora pagas um balúrdio!

Votos de um bom mandato, dignificando a Organização das Nações Unidas e Sobretudo Portugal!"

Pedro Miguel Roberto




Percurso de António Guterres:
  • Licenciado em Engenharia Electrotécnica, pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, com média final de 19 valores.
  • Chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Indústria e Energia dos I, II e III Governos Provisórios
  • Deputado à Assembleia da República, pelos círculos de Lisboa e Castelo Branco; no Parlamento virá a desempenhar a função de presidente das comissões de Economia e Finanças (1977-1979) e de Administração do Território, Poder Local e Ambiente (1985-1988), bem como à comissão de Demografia, Migrações e Refugiados da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (1983).
  • Secretário-geral do Partido Socialista entre 1992 e 2002
  • Primeiro-ministro dos XIII e XIV governos constitucionais, entre outubro de 1995 e abril de 2002.
  • Presidente da Internacional Socialista, entre novembro de 1999 e junho de 2005
  • Alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados, entre junho de 2005 e dezembro de 2015
  • Doutoramento Honoris Causa na área das Ciências Sociais e Humanas pela Universidade da Beira Interior.
  • Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Coimbra (Faculdade de Economia).
  • Secretário-geral da Organização das Nações Unidas, a partir de janeiro de 2017 

Fonte:



Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget