Halloween Costume ideas 2015

Filipe Sanches mordomo da Capeia Arraiana 2014 da Lageosa da Raia

No passado dia 6 de Agosto, iniciou-se na Lageosa da Raia o mês das «touradas com forcão», a Capeia Arraiana, no concelho de Sabugal. 
Considerada património etnográfico, a capeia arraiana é uma tourada com características únicas no mundo sendo que cerca de duas dezenas de homens fazem frente ao touro apenas protegidos por galhas de árvore, dispostas astuciosamente em forquilha. Homens e touro rivalizam em coragem e astúcia para saírem vencedores do duelo.
Mas mais do que uma tourada, a Capeia Arraiana segue rituais muito próprios durando vários dias, que envolvem toda a localidade, e atraem muitos turistas, portugueses e estrangeiros. A população residente aumenta bastante em número, sendo de salientar que muitos dos emigrantes residentes em França, aproveitam esta ocasião para regressar ás suas origens.


O nosso secretário-geral Filipe Sanches, com laços familiares à localidade, honrou o ritual da escolha dos mordomos, tendo recaído sobre si a responsabilidade (partilhada com o outro mordomo Domingos Sanches), de organizar as festas da Lageosa.
Num exercício de empreendorismo impressionante, fora da capacidade de muitos, ficaram à sua responsabilidade todos os pormenores envolvidos nesta festa, desde a angariação de fundos, a escolha dos touros, promoção e divulgação da festa, assim como toda a logística envolvida neste tipo de festa. 

Gostaríamos de congratular o companheiro, por como já nos habituou, não só ter estado mais do que à altura da responsabilidade, mas por ter honrado a sua história, respeitado a tradição, tendo-se excedido, e em tudo proporcionando uma festa digna e honrosa da aldeia, e para todos os que participaram dela. 



Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget