Halloween Costume ideas 2015
janeiro 2006
18 Anos Odivelas 38º Congresso PSD Actividades Administração Pública Alexandra Costa Ana Catarina Gomes António Costa Antonio Dias António Guterres As histórias de uma terra milenar Assembleia Municipal Odivelas Associações de Estudantes Áutárquicas Banco de Voluntariado Bruno Duarte Bruno Veiga Câmara Municipal de Odivelas Carla Nazareth Carla Sofia Marcelino Castelo de Vide Catarina Silva Comissão Política Comunicação Comunicado Comunicado JSD Odivelas Conselho Municipal da Juventude Crónica Daniela Chaves Daniela Duarte David Castro David Freitas David Pereira de Castro Débora Pereira Diogo Godinho Diogo Sousa Dívida Pública Educação Eleições Autárquicas Élia Capitão Em Kontacto Ensino Secundário Ensino superior Estamos Juntos Europa Falta de Ética Fernando Seara Filipe Moreira Filipe Sanches Finanças Públicas Formação Francisco Sá Carneiro Gabriel Faria Gonçalo Teixeira da Silva Guilherme Duarte Guilherme Prazeres Habita Aqui Hélder Silva Helga Afonso Helga Afonso e Aftab Tayob Inês Abrantes Inês Fonseca Joana Batista João Alcobia João Correas João Correia José Ricardo Dâmaso Jovem Autarca Jovens em Rede JSD JSD Distrital de Lisboa JSD Odivelas Juventude Juventude Social Democrata Liliana Batista Lisboa Manifesta-te Manuel Pereira Marco Almeida Margarida Balseiro Lopes Maria Inês Almeida Maria Luís Albuquerque Marisa Terenas Marta Pinto Mês da Cidadania Activa Mosteiro de Odivelas Nações Unidas NESD Secundário Odivelas ONU Opinião Orçamento para a Juventude Participação Política Partido Social Democrata Partido Socialista Paulo Pinheiro Pedro Cardoso Pedro Passos Coelho Pedro Roberto Pedro Roberto e Filipe Sanches Pedro Santana Lopes Plenário Concelhio Por um PSD mais PPD Portugal Programa Proposta de Recomendação PSD PSD Odivelas Recolha de Bens Regresso às Aulas em Grande Ricardo David Ricardo David e Tiago Duarte Robert Schuman Rodolfo Cardoso Rodrigo Pereira SOS J Tânia Bragança Tatiana Azenha Tiago Gonçalves Duarte Unir o Partido Ganhar o País Universidade de Verão 2017 Universidade de Verão 2018 UV Voluntariado Jovem

COMUNICADO

A falta de clareza e liderança demonstrada desde há algum tempo a esta parte pelo actual governo na execução do seu badalado plano tecnológico tem sido frustrante. Sabiamos já que plano tecnológico não passava de um punhado de medidas avulsas, muitas delas já antigas, empacotadas num documento à última da hora. O plano tem ainda assim algumas sugestões interessantes, que mereciam de facto maior dedicação e atenção por parte do seu líder, aparentemente o Dr. Carlos Zorrinho sem que no entanto ninguém tenha bem a certeza disso dado o constante jogo das cadeiras na gestão do plano.

A questão do MIT merece alguma atenção. Os benefícios de trazer o MIT para Portugal seriam óbvios tanto em termos de imagem de modernidade que isso projectaria para o exterior, como nos ganhos directos, através da criação de conhecimento e migração de competências e práticas de investigação e desenvolvimento do melhor que se faz no mundo. A ideia que transparece no entanto é a de que existe uma birra interna e um jogo de interesses pouco claros no governo que podem pôr em risco um projecto com enorme potencial. Urge portanto que o governo se defina nesta questão de uma vez por todas!
Ao que parece vão agora iniciar-se as negociações com a ida de uma delegação Portuguesa ao MIT. Esperamos que essa delegação seja representativa do sistema de inovação nacional e que o governo salvaguarde que os benefícios desta ideia não se cinjam a meia dúzia de investigadores de uma só Universidade. É importante que todo o sistema de inovação nacional, já de si bastante desagregado, aproveite esta parceria para se desenvolver em rede. Esperamos também que o governo saiba salvaguardar que Portugal detenha direitos sobre a Propriedade Intelectual gerada nesta parceria, por forma a que os ganhos económicos gerados através do licenciamento e comercialização da tecnologia desenvolvida beneficiem também o país. Esperamos por fim saber com clareza como tudo se irá processar. O segredo é de facto a alma do negócio mas exige-se que o governo comunique com o país, de forma clara e respeitosa, a evolução de todo este processo.
O Presidente da Comissão Política Nacional da JSD
Daniel Fangueiro

JSD Odivelas propõem a criação de um espaço de estudo aberto 24 horas por dia.
Esta foi a proposta que a JSD Odivelas levou à Assembleia Municipal, e que, vem na sequência do seu programa eleitoral apresentado aos jovens de Odivelas em Junho de 2005.
Já no anterior mandato autárquico, numa reunião com a anterior vereadora da juventude, a criação de um espaço deste tipo tinha sido sugerido.

Os problemas relacionados com a educação foram, e serão, uma das principais preocupações da Juventude Social Democrata. Preocupação que abrange toda e qualquer área do panorama educativo, do sistema de ensino às preocupações com os problemas que encontram os jovens professores, das condições colocadas à disposição dos professores, bem como das condições que os alunos encontram no parque escolar.

Para além das condições colocadas ao dispor dos estudantes por escolas e universidades as suas necessidades ultrapassam, por vezes, o espaço físico das mesmas. Necessidade de realizar trabalhos ou estudar fora da escola ou da universidade.

Não é por vezes fácil encontrar um espaço próximo da sua área de residência, onde possa, fora dos horários normais de funcionamento de bibliotecas públicas, estudar ou realizar trabalhos, reunir com colegas para preparar aulas ou apresentações.

A questão da falta de locais propícios ao estudo para os jovens que habitam em Odivelas é para nós motivo de preocupação. Pretendemos, que os jovens odivelenses que estudam em Odivelas e nas diversas universidades de Lisboa possam ter um espaço que lhes proporcione um ambiente de estudo minimamente apropriado.
Consideramos que num Concelho, onde os jovens atingem grande parte da população, é para nós, de extrema importância a existência de um espaço de estudo aberto 24 horas por dia. Pensamos, que um espaço desta natureza em Odivelas pode ajudar os estudantes durante a sua aprendizagem e de certa forma manter os jovens (estudantes) no nosso Concelho. As alternativas que restam não são as mais favoráveis ao estudo: os barulhentos, animadíssimos bares das escolas, algum café ou centro comercial das redondezas, não parecem ser às vezes a solução mais adequada.
Tornou-se comum, face à ausência de zonas de estudo abertas fora dos horários de normal funcionamento de bibliotecas publicas, ver estudantes a estudar e trabalhar em áreas de serviço e bares abertos 24 horas por dia, como é o caso do bar do aeroporto de Lisboa. Apesar das reduzidas condições para se estudar numa bomba de gasolina ou num bar é este o recurso de muitos estudantes para fazer face à ausência de espaços de estudo abertos 24 horas por dia.

A aposta na juventude deve ser uma das linhas orientadoras deste novo executivo camarário.

A aposta na criação de condições que possibilitem uma melhoria do desempenho escolar e académico dos estudantes do nosso concelho deve ser, também, uma das prioridades dos nossos autarcas.

Neste sentido a JSD de Odivelas, traz a esta Assembleia uma proposta que pedimos ao Sr. Presidente que faça chegar a Sra. Presidente da C.M. de Odivelas, e que consiste na “Criação de um espaço de estudo aberto 24 horas por dia”.

Estamos conscientes das dificuldades financeiras que atravessamos e, nesse sentido, apresentamos uma proposta responsável e cuja exequibilidade não importará acréscimos de despesa para a autarquia.

Nesse sentido propõem-se para instalação do espaço de estudo aberto 24 horas por dia a sala de leitura da biblioteca D. Dinis onde se encontra localizado o bar explorado pela Empresa Municipal Odivelgest.

A actual existência de um segurança nessa zona, as condições da sala com mesas e espaços adequados para o estudo, o acesso directo ao exterior do edifício, proporcionam que apenas pela abertura da porta ao público se crie um espaço de estudo que permita aos estudantes do concelho a sua utilização durante a noite, já que durante o dia o mesmo já é utilizado para esse fim.
A existência de um tal espaço no nosso Concelho traduzir-se-ia indubitavelmente numa melhoria inquestionável das condições de vida de que os estudantes passariam assim a dispor e potenciaria, em conjugação com outros factores, alguma melhoria do sucesso escolar.
É nosso objectivo propor a criação de um espaço de estudo aberto 24 horas por dia. Propomos esta forma mediante a utilização do referido equipamento, mas outras alternativas deverão ser estudadas por forma a que interesses do Município e dos nossos estudantes fiquem salvaguardados.

Odivelas 19 de Janeiro de 2006


CAVACO À PRIMEIRA!!
O Prof. Aníbal Cavaco Silva conseguiu ontem uma vitória que vai ficar para a história, não só por ser o primeiro Presidente da Republica a ser eleito pela área do centro-direita, mas também, por ser a primeira vez que um candidato que corporiza uma recandidatura ao cargo vence à primeira volta.

O Prof. Cavaco Silva alcançou 50,6 %, correspondendo a 2.745.491 dos votos expressos. Dos 18 distritos do continente mais Açores e Madeira apenas em Beja o Professor não venceu, ficando a cerca de 157 votos de Jerónimo de Sousa. Bragança foi o distrito onde foi alcançado o resultado mais alto com o Prof. Cavaco Silva a alcançar 67,3%.

A nível de Concelhos em Alvaiázera os adversários foram literalmente esmagados com Cavaco a atingir os 84% dos votos.

Nas suas primeiras palavras aos milhares de portugueses que se encontravam em frente ao Centro Cultura de Belém na noite de ontem o Professor disse: «minha vitória, a vitória que os portugueses me deram, não é uma derrota de ninguém», prometeu que irá lutar pelo desenvolvimento do pais “desenvolvimento que só será económico para ser social”.



Resultados Nacionais:

Aníbal Cavaco Silva, 50,59%, 2.745.491 Votos
Manuel Alegre, 20,72%, 1.124.662 Votos
Mário Soares, 14,34%, 778.389 Votos

Jerónimo de Sousa, 8,59%, 466.428 Votos
Francisco Louça, 5,31%, 288.224 Votos
Garcia Pereira, 0,44%, 23.650 Votos

Resultados no Concelho de Odivelas:

Aníbal Cavaco Silva, 42,19%, 29.836 Votos
Manuel Alegre, 25,80%, 18.246 Votos
Mário Soares, 14,43%, 10.204 Votos
Jerónimo de Sousa, 10,65%, 7.531 Votos
Francisco Louça, 6,32%, 44.67 Votos
Garcia Pereira, 0,61%, 429 Votos

Cavaco venceu em todas as freguesias do Concelho de Odivelas tendo obtido o resultado mais alto na Ramada com 44,81% dos votos.


O Presidente do PSD felicitou ontém à noite o Prof. Anibal Cavaco Silva pela sua vitória nas eleições presidenciais.

Marques Mendes em declarações na noite eleitoral na sede nacional do Prtido Social Democrata considerou que foi uma vitória «da credibilidade, da confiança, do rigor, da esperança, da seriedade e do espírito de ambição para Portugal».


JSD na Comissão de Educação, Cultura, Juventude e Desporto
Na passada quinta-feira, teve lugar no salão nobre da Câmara Municipal de Odivelas a cerimónia de tomada de posse dos elementos das comissões especializadas da Assembleia Municipal de Odivelas. Nesta cerimónia esteve presente Vereador Fernando Ferreira (PSD).

De referir que o deputado municipal Sérgio Saruga, indicação da JSD Odivelas, tomou posse para a Comissão de Educação, Cultura, Juventude e Desporto, onde em representação da nossa estrutura, irá ser uma voz activa em prol dos jovens de Odivelas.


JSD apresenta nova Proposta de Lei do Associativismo Jovem ao Grupo Parlamentar do PSD

Há cerca de 3 meses a Secretaria de Estado da Juventude e Desporto colocou em discussão pública uma proposta de lei para o Associativismo Jovem.
Sendo esta uma questão que envolve os interesses de milhares de Jovens, a JSD decidiu acompanha-la com especial cuidado e atenção.
Com efeito, a Comissão Politica Nacional decidiu auscultar a estrutura, propondo a discussão da nova lei em Conselho Nacional e uma recolha de opiniões através do site www.jsd.pt.
A estrutura fez-se ainda representar nos fóruns em que tem assento: CNJ (Conselho Nacional da Juventude) e CCJ (Conselho Consultivo da Juventude), deixando clara a sua postura relativamente à questão.
No entanto, e como as reivindicações da JSD não foram atendidas pelo Sr. Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, a estrutura resolveu apresentar ao Grupo Parlamentar do PSD, uma alternativa à Proposta de Lei do Associativismo Jovem. Esta será apresentada na Assembleia da Republica, entendendo a JSD que, caso seja aprovada, servirá melhor os interesses dos jovens Portugueses.
in www.jsd.pt


Almoço de Inicio da Campanha Eleitoral
No próximo dia 8 de Janeiro, domingo, vai ter lugar em Sintra, no pavilhão da Escola Secundária Leal da Câmara em Rio de Mouro, o almoço de abertura da candidatura do Prof. Cavaco Silva. O almoço terá um custo de 10 euros.

Todos os interessados em participar no almoço podem enviar a sua confirmação por e-mail para jsdodivelas@hotmail.com



Partido Social Democrata
Declaração de Voto - Macro-Estrutura da Câmara Municipal de Odivelas

O Partido Social Democrata votou favoravelmente a proposta de nova macroestrutura para a orgânica municipal por considerar que esta proposta é necessária e suficiente para atingir os objectivos estratégicos previstos para o actual mandato autárquico.
Sabemos que não é fácil encontrar novas e diferentes formas de organização municipal mas o esforço que foi feito revela que o caminho das boas praticas de serviço publico está encontrado nesta proposta.
Aspectos como a fusão das fiscalizações, a nova área de licenciamentos não urbanísticos e a manutenção das preocupações com o tecido económico e social do concelho foram aspectos que tivermos em linha de conta na elaboração e avaliação deste trabalho.
O nosso pensamento de acção levaria a uma alteração mais profunda numa perspectiva minimalista por forma a maximizar ainda mais a eficácia , a rapidez, a transparecia e a qualidade do serviço prestado aos cidadãos do nosso concelho.
Mas também sabemos , como diz o ditado popular que o óptimo é inimigo do bom, e por isso entendemos que as bases consensuais de trabalho aqui plasmadas vão no caminho certa e conduzirão á melhoria da qualidade da actividade autárquica .
Por isso votamos favoravelmente.
Os Vereadores do PPD/PSD

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget